quarta-feira, 15 de abril de 2009

OS DIFUSORES:
Por Vicente Majó da Maia - vmmaia@uol.com.br

A luta dos difusores é quase igual à luta do grande contra o pequeno. Do forte contra o fraco. Do bem contra o mal. Da FIA esperava-se qualquer coisa, neste julgamento. Já vimos cada decisão e imposição, nos últimos tempos, que nos autorizava a pensar e especular qualquer resultado final. Porém, foram mantidos e considerados legais. Fim da polêmica. Os pontos conquistados foram confirmados na tabela. Surpreendentemente, a Brawn lidera e Button segue como favorito ao título.
Mas, não sou engenheiro, nem especialista em aerodinâmica para emitir uma opinião corretíssima sobre o assunto; parece-me clara a vantagem de quem usa a peça. Basta ver o domínio da Brawn, o crescimento da Toyotta e os treinos da Williams. Todas as que tiveram a “visão” do funcionamento do dispositivo.
A vantagem da Brawn é “gritante”. Basta ver o carro bem sentado na pista nas curvas, muito menos, arrisco que os demais. A vantagem é visível. Percebível por quem está acostumado a acompanhar a F1.

CORRIDA DAS PRANCHETAS:

Agora, a corrida não é na pista. Os engenheiros das demais sete (07) equipes – sem difusores - correm atrás do tempo perdido. Pranchetas, desenhos, simuladores, enfim... Uma corrida contra o tempo perdido e a vantagem conquistada pelos espertos adversários. A Renault, por exemplo, já anunciou um equipamento “genérico” para o GP China, neste final de semana. Vamos ver se mais outras conseguem levar a pista suas engenhocas.

DECIDIDO:

Alguns mais pessimistas já entregaram as fichas para a Brawn, Toyotta e Williams. Para a “gang” dos difusores. Como a F1 não permite mais os testes, durante a temporada, entendem não terem chances de recuperar o tempo perdido. Não compartilho com esta posição. Acho que tem muita coisa ainda para acontecer na temporada. Inclusive, pode ocorrer uma reviravolta. Esperemos, então!

MÁGICA:

Embora o meu otimismo em relação ao equilíbrio da temporada, reconheço que os engenheiros das sete sem difusores terão um enorme trabalho para igualarem. Não é só colocar a peça e pronto!! Muita coisa do carro precisa ser redesenhada, para que se atinja o resultado esperado. Mas, como se trata de mágicos da prancheta, tudo é permitido. A maior dificuldade é que os testes das modificações ocorrerão nos treinos de sexta-feira, que passarão a ter uma grande importância no campeonato.

CHINA:

Domingo é na China e de madrugada, novamente. A prova começa as 04:00 horas. Ah! Como eu gosto das corridas da madrugada...

URUGUAIANA, 15 DE ABRIL DE 2009.

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