quarta-feira, 22 de abril de 2009

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIA

LEIA - BLOG BANDEIRADA: WWW.BLOGBANDEIRADA.BLOGSPOT.COM


APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS:

Vocês que lêem este espaço sabem da minha posição em relação à Brawn GP. Defendi a tese de que a nova sensação inglesa seria alcançada. Esperava, eu, confesso que isto ocorresse na fase européia do campeonato, após o intervalo das quatro primeiras provas. Mas, o que se viu na China foi um avanço da Red Bull, mesmo que circunstancial, devido à chuva. Porém, lembro, que Sebastian Vettel poderia estar somente cinco pontos atrás de Jenson Button, não tivesse cometido a besteira de “brigar” com Kubica, na Austrália, onde tinha – no mínimo – o terceiro lugar garantido. Assim, se a Brawn é a força deste inicio de campeonato, posso afirmar que a Red Bull é a sua grande concorrente. A tendência é que a disputa fique cada vez mais acirrada, inclusive, com o avanço de outras equipes.

LONGA:

Para compensar a “meia” corrida anterior na Malásia, o GP China foi uma das mais longas dos últimos anos. Terminou com duas horas de corrida, devido à chuva e o Safety-Car. No aguaceiro, como sempre, varias ultrapassagens, rodadas, barbeiragens, estratégias que deixavam indefinidas a luta pelos pontos. Vettel confirmou ser bom de água. Barrichello, nem tanto, esperava mais do que a volta mais rápida da corrida feita no único momento em que a pista este mais seca. Massa vinha bem. Hamilton e Alonso – apesar de rápidos - cometem muito erros. Button regular, já pensando nos pontos e no campeonato.

TIME “B”:

Ironia do destino: A Mercedes prioriza a McLaren, mas quem vence é a Brawn. A Renault não vence com a sua equipe principal, mas com a Red Bull Racing. É a prova da desordem das grandes...

PERTURBAÇÃO:

A perturbação das grandes equipes é visível. Os carros não andam, os pilotos cometem erros, os pontos são poucos e, no caso da Ferrari, nenhum, em três corridas. Especula-se troca de dirigentes e até de pilotos em alguns casos. As grandes estavam desacostumadas a andar atrás. O quadro só se reverte, quando reinar a calma. Do jeito que as coisas andam ninguém consegue trabalhar tranqüilo. O mais incrível disto tudo é que passada a terceira corrida e tem gente falando no carro de 2010 e que a temporada está perdida. Alerto: tem muita coisa pela frente para jogar a toalha agora.

EMPREGO:

Senti algo no ar, quando li o desabafo (agora negado) de Nelson Ângelo. Tinha conteúdo justificativo. Ou de desculpa como queiram. Provavelmente, ele esteja andando com material inferior. Porém, os erros cometidos, as rodadas e batidas freqüentes, autorizam a rescisão do contrato. Nelson Ângelo fez bela carreira nas categorias inferiores, o que mostra se tratar de um bom piloto, porém, sempre teve a atenção total de suas equipes. Agora, não está conseguindo conviver sendo à sombra de Fernando Alonso e com a pressão dos resultados. Uma pena!

SEGUE:

A quarta etapa da F1 acontece neste final de semana. No Bahrein, no “velho” horário habitual da F1, às 09:00 da manhã. Os treinos são às 08:00 de sábado.

URUGUAIANA, 20 DE ABRIL DE 2009.

Nenhum comentário: