quarta-feira, 8 de julho de 2009

BANDEIRADA – POR VICENTE MAJÓ DA MAIALEIA - BLOG BANDEIRADA: WWW.BLOGBANDEIRADA.BLOGSPOT.COM

DE VOLTA:

Está de volta a F1!! Depois de uma parada de três semanas, as equipes estarão em Nurburgring, em mais um capítulo (9ª etapa), metade da temporada. A parada certamente serviu para ajustes das equipes que ainda pretendem vencer nesta temporada. Na engenharia de ponta da F1, é tempo suficiente para que as equipes descubram novos segredos. É tempo para a Brawn GP achar soluções para pistas frias, já que o asfalto da Alemanha estará na temperatura aproximada de 15º. É tempo da Red Bull achar novas peças e equilibrar definitivamente a temporada.

VANTAGEM:

O carro da Brawn GP continua muito bem. A vantagem de Button (64p) em relação à Vettel (39p) é de 25 pontos. Faltam nove (09) prova. Como a tabela prevê a diferença de somente dois pontos entre o primeiro e o segundo, fica difícil descontar. Assim, para que o campeonato ganhe emoção, necessário é que Button não marque pontos em uma das próximas provas, com Vettel conquistando bons resultados. Caso contrário, não há como descontar a vantagem.

AS NOVAS:

Tenho dúvida sobre a entrada das novas equipes na F1. Aquelas escolhidas “a dedo” pela direção da categoria (Campos, USF1 e a “Manon”). Explico: elas requereram a inscrição baseadas no fato de haver o tabelamento de gastos, o dito “teto”. Com o novo acordo entre as grandes equipes e o adiamento da regra, creio discutível a entrada desta turma nova na F1, em 2010. Vejam que não há qualquer movimento delas até agora. Ninguém viu seus carros, ninguém foi especulado como piloto, não se sabe de engenheiros e sedes. Creio ser possível que o grid continue com 20 carros em 2010, ou menos, com a retirada de uma das montadoras. Espero que não! Mas, tenho dúvidas...

CONDIÇÕES
:

Não quero crer que as “novas” entrem na F1, com carros “econômicos”, barateando os custos, concorrendo com as grandes. Se fizerem isto, será um fiasco anunciado. Imaginem encher o grid com seis carros, chassi e motor básico e concorrerem com as grandes montadoras. Provavelmente, “queimarão o filme”. Ninguém quer perder na f1. Principalmente, levando-se em conta que as equipes de ponta sempre estão em melhores condições na hora de partilhar o “bolo” e negociar os patrocinadores, estes fundamentais para a manutenção dos investimentos. As pequenas ou novas que entrarem com um “kit” básico, certamente, ficarão para trás em tudo. Portanto, vamos aguardar o desfecho de tudo.

URUGUAIANA, 07 DE JULHO DE 2009.

Nenhum comentário: